sexta-feira, 23 de abril de 2010

A Direito, inevitavelmente...

"Exame polémico
 Na quarta-feira, um docente da Faculdade de Direito de Lisboa (FDL) colocou num enunciado de um exame de Direito Constitucional questões associando o casamento entre homossexuais à poligamia e ao casamento com animais. No Facebook, um grupo de alunos consideraram-nas "uma provocação discriminatória e ridícula" e a polémica instalou-se na Internet.

Na prova dada por Paulo Otero, pretendia-se que os alunos argumentassem sobre a constitucionalidade e a inconstitucionalidade de um complemento à lei em que fosse admitido "o casamento poligâmico entre seres humanos", um matrimónio de "um ser humano com um animal vertebrado doméstico" e até uma união entre "dois animais vertebrados domésticos da mesma espécie, desde que exista consentimento dos respectivos donos". A contestação por partes dos alunos foi tal que foram até criados grupos na rede social Facebook em que "acham que o professor Otero devia ler o artigo 13.º da Constituição" sobre o direito à igualdade e outro que apela à demissão do docente.

Contactado pelo PÚBLICO, Paulo Otero limitou-se a dizer que "o silêncio é de ouro se a palavra é de prata". Porém, o Conselho Pedagógico da FDL já fez saber que vai analisar o enunciado da prova."

No PÚBLICO


1 comentário:

Mossi disse...

hà com cada uma... e ninguém na turma se levantou para bater ao homem???