quinta-feira, 2 de outubro de 2008

O Eclipse

Agosto em Lisboa...
Eu e o Pedro que, habitualmente, ligamos muito pouco a fenómenos astronómicos, acabámos de jantar, em casa (Alfama) e lá fomos para a paragem do eléctrico. Como verdadeiras pessoas de hábitos que somos, costumamos ir tomar café no fim de jantar, sempre no mesmo sítio, no Bairro Alto, o Estádio.
À espera do eléctrico 28... Nesse dia, a lua estava torta!
"Oh Pedro, olha lá, a lua está torta! Alguma vez viste a lua assim!? "
Tentei incansavelmente fotografa-la, mas a minha máquina, que não é grande coisa, não fotografou nada senão um borrão de luz...
"Saímos da órbita" diz ele, ou "a lua mudou de sítio". Eu, a mais derrotista dos seres humanos, disse-lhe que devia ser o princípio do fim do mundo.
"Pelo menos morremos acompanhados um pelo outro" diz. Somos amigos há muitos anos e de uma cumplicidade fantástica. Na realidade, morreríamos bem na companhia um do outro. "Espero ir ainda a tempo de tomar um café antes de morrer"
Viciada em cafeína, acendi um cigarro... O eléctrico chega (porque chega sempre quando resolvo fumar) e lá vamos nós. numa viagem que ainda demora uns 15 minutos. Na praça Trindade Coelho, voltamos a olhar, a lua já não está tão torta, mas o fim do mundo ainda se avizinha! No Estádio o funcionário, que nos conhece há uns bons anos, vem muito bem disposto (coisa rara) e diz-nos:
"Então? Viram o eclipse?" Caras de parvos...
"Oh... É um eclipse?! Eu pensei que fosse o apocalipse..." Fiquei desiludida... Afinal não era nada de especial!

O café soube-me como todos os outros e eu a pensar que seria maravilhoso...

Sem comentários: