sábado, 4 de outubro de 2008

Sensos comuns

Tenho dado por ela, ultimamente, que se fala muito em opções de vida quando se fala em homossexualidade. Programas de televisão são dedicados ao tema com a melhor das intenções e falam em opção. Pessoas são entrevistadas e dizem que respeitam a opção de cada um... Entre muitas outras que oiço no dia a dia, revistas e afins...
Sei que a maioria das vezes não é por mal que as pessoas se referem à homossexualidade como uma escolha, mas não é a realidade.

A homossexualidade não é uma escolha, as pessoas não escolhem ser homossexuais ou heterossexuais. Ser homossexual é ter uma orientação sexual diferente de um heterossexual. Existem vários tipos de orientação sexual, podemos ser hetero, bi ou homossexuais, mas nenhuma delas é uma escolha.

Senão vejamos, acham que alguém no seu perfeito juízo escolheria pertencer a um grupo minoritário de pessoas que são discriminadas a todos os níveis? Se fosse uma escolha, para que raio as pessoas iriam prejudicar-se tanto a elas próprias escolhendo pertencer a uma "categoria" que lhes trás tantos dissabores, injustiças e falta de direitos legais.

1 comentário:

Anónimo disse...

Não podia concordar mais contigo.
De facto, as pessoas ainda não puseram na cabeça que ser-se homossexual não é uma opção ou uma escolha, como tu própria o referiste.
As pessoas não acordam uma bela manhã e pensam: "OK, hoje apetece-me ser homossexual!"
O que será preciso fazer para convencerem-se que a homossexualidade não é uma escolha, mas uma orientação sexual?